Ferramentas Isaac Vilela

Como Usar o SemRush Para Analisar Nichos e Concorrência

Como Usar o SemRush Para Analisar Nichos e Concorrência

Hoje Vou falar sobre uma ferramenta que sem duvidas pode mudar o rumo de seus negócios online. Nesse artigo você vai descobrir Como Usar o SemRush Para Analisar Nichos e Concorrência, suas funcionalidades e benefícios que pode trazer para seu site ou até mesmo seus projetos online.

Como Usar o SemRush Para Analisar Nichos e Concorrência

Primeiro Vamos falar um pouco sobre o que é o Semrush e para quais propósitos ele foi desenvolvido. Caso você ainda não saiba Como acessar o Semrush basta acessar esse link:

>>> Acessar o Semrush

O Semrush é uma ferramenta de SEO e analise de concorrência, muito conhecida em vários países, atualmente é líder em seu segmento. Muitas empresas e profissionais de marketing utilizam essa ferramenta para potencializar suas estrategias de marketing e divulgação.

Porém essa ferramente vem se mostrando uma grande aliada e indispensável para qualquer empreendedor digital que deseja trabalhar com blogs ou não. Além de mostrar valiosas informações sobre palavras chaves, sites, Pesquisa display, Backlinks entre muitas outras funções interessantes. É valido lembrar aqui que nem todas essas funções estão disponíveis para versão gratuita da ferramenta, existem algumas restrições para o uso grátis, mas mesmo assim as informações que podemos extrair da versão Grátis é de grande ajuda, o que com certeza não dispensa o investimento na ferramenta completa.

Lembrando que todas informações que vão ser abordadas nesse artigos podem ser feitas através da versão grátis da ferramenta.

Usando o Semrush Para Analise De Sites Próprios e Concorrentes

Quero que esse artigo seja a mais dinâmico possível, por isso quero que você siga os passos junto comigo, assim tenho certeza que vai conseguir entender muito melhor e tirar o máximo de proveito dessas informações.

Você pode começar a sua analise por seu próprio site ou por um site concorente, para isso basta colocar a url do seu site na barra de pesquisa abaixo e automaticamente será redirecionado para ferramente, realizando uma busca em seu domínio:

Nesse exemplo vou utilizar o site do Baixaki, bem conhecido por todos na internet. Como você pode ver na imagem abaixo, após colocar o site no campo de busca a tela do semrush é aberta mostrando algumas informações, vamos fazer uma analise em cada campo, para que fique bem claro.

Parte #1: Visão geral de domínio

semrush 01

Como você pode ver, basicamente temos 4 informações nesse primeiro campo:

  • Pesquisa Orgânica: Mostra estimativa do tráfego orgânico que o site recebe, com base nas palavras chaves ranqueadas pelo site e o volume de busca de cada uma. Também é possível ver a quantidade de palavras chaves que o site possui, uma classificação do próprio Semrsuh e também uma estimativa do custo do tráfego em questão.
  • Pesquisa Paga: Fornece Informações Sobre Pesquisas pagas do site em questão.
  • Backlinks: Estimativa da quantidade de Backlinks que possui o site pesquisado, interessante que a ferramente já trás informações como quantidade de domínios e ips de referencia, informações importantes para quem pretende fazer um bom trabalho de SEO.
  • Mídia Display: Informações sobre a utilização de Mídia Display pelo site pesquisado.

Parte #2: Palavras chaves Orgânicas

A principio somente com essas 4 informações já é possível ter uma visão geral do site, porém ainda existe muito mais que podemos aproveitar dessa ferramenta, então vamos continuar nossa analise. Seguindo a pagina com resultado da pesquisa, podemos observar mais algumas informações:

semrush 02

Essa parte considero muito importante, como você pode ver, o Semrush mostra um gráfico no estilo pizza com os principais países que leva tráfego para o site pesquisado, com isso você pode ter uma boa ideia de como o site está trabalhando seu conteúdo ou até mesmo para quais países está focando, isso se você estiver fazendo analise de um site de um concorrente por exemplo, provavelmente essas informações já seja de seu conhecimento caso esteja fazendo a analise em seu próprio site.

Com tudo se olharmos no lado direito dessa imagem, é possível notar que existe um gráfico, essa sem duvidas é uma informação muito valiosa na versão grátis da ferramenta. Nesse gráfico é possível ver o desenvolvimento do site com relação ao tráfego orgânico. Nesse exemplo, é possível notar que o Baixaki teve alguns picos de tráfego orgânico, provavelmente devido algum assunto que possivelmente viralisou, porém foi perdendo o interesse com passar do tempo.

É importante ressaltar aqui, que somente com as informações desse gráfico já é possível tirar algumas conclusões, como por exemplo se existe uma queda muito grande no tráfego orgânico, pode ser um forte indicio que o site em questão está perdendo relevância ou até mesmo seu posicionamento na Serp do Google. Porém vamos pode refinar essas informações a seguir.

Parte #3: Distribuição e Principais Palavras chaves Orgânicas

Descendo mais um pouco a pagina podemos encontrar mais informações a respeito do site:

semrush 03

Agora começamos a ter informações que sem duvida pode fazer toda diferença em seu negócio online ou blog. Temos acesso as principais palavras e termos de buscas do site. Podemos notar aqui que é feito uma lista de 5 principais termos de busca do site Baixaki, porém podemos ver que existe a opção de expandir esse resultando, conseguindo acesso a todas palavras chaves e termos que o site está posicionado no Google.

Essas informações podem ser uma verdadeira “arma” para você usar ao seu favor, fazendo essa analise em sites de seus concorrentes é possível ver exatamente o tipo de conteúdo que eles estão trabalhando e assim ter uma ideia do publico alvo do site. É importante que você dedique um certo tempo nessa parte, fazendo anotações daquilo que você julga relevante para trabalhar em seus projetos e sites.

Infelizmente na versão grátis do Semrush, só é possível ter acesso aos 10 primeiros resultados, ou seja você vai conseguir ver apenas 10 termos de busca que o site está posicionado no Google.

Ao lado direito é possível vermos um pequeno gráfico de barras, esse gráfico divide em 3 categorias as posições orgânicas:

  • Distribuição orgânicas de posições no Google de 1 a 3, ou seja a quantidade de termos que o site aparece no Google entre o 1ª e o 3ª resultado.
  • Distribuição orgânicas de posições no Google de 4 a 10, ou seja a quantidade de termos que o site aparece no Google entre o 4ª e o 10ª resultado.
  • Distribuição orgânicas de posições no Google de 11 a 20, ou seja a quantidade de termos que o site aparece no Google entre o 11ª e o 20ª resultado.

Parte #4: Principais Concorrentes Orgânicos

Seguindo na pagina do resultado da nossa pesquisa no Semrush, podemos ver algumas informações sobre concorrentes do site pesquisado, como você pode visualizar abaixo:

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Aqui podemos ver ao lado esquerdo os principais concorrentes do site pesquisado, essas informações estão baseadas na relação de termos orgânicos relacionados. Podemos visualizar os 5 principais sites concorrentes podendo expandir essa lista para mostrar todos resultados disponíveis, porém na versão grátis mais uma vez existe restrição para apenas os 10 primeiros resultados.

Também é possível obter informação da quantidade de palavras chaves em concorrência e o nível da concorrência do site. Quanto maior o numero de palavras chaves igualmente disputada, maior sera o nível de concorrência.

Com tudo somente com essas primeiras informações já é possível ter uma boa ideia de quais são os principais concorrentes de um site. Assim você pode realizar a analise de cada um deles usando o Semrush, com isso você vai achar outros sites e ter novas ideias, percebe o poder dessa ferramenta?

Ao lado direito da imagem podemos ver as mesmas informações porém em formato de mapa competitivo.

Parte #5: Informações Sobre backlinks e Âncora

Seguindo a pagina da nossa pesquisa no Semrush, chagamos a informações importante para seu trabalho com SEO do seu site ou blog. Como você pode ver na imagem abaixo:

semrush 05

Aqui temos a nossa disposição, ricas informações sobre Backlink de nossos concorrentes ou até mesmo de nosso próprio site. Além de informar a quantidade de backlink, temos também a URl de origem e Destino do Backlink, isso pode facilitar muito para conseguirmos links para nosso site em domínios parecidos ou até mesmo no mesmo domínio do Backlink em questão.

Além disso temos um visão geral sobre os textos ancoras utilizados para realizar a linkagem e também a quantidade desses links que são DoFollow ou NoFollow. Também é possível visualizar a porcentagem de cada tipo de backlink como por exemplo texto ou imagens etc.

Nessa parte também é possível ver a quantidade de Backlinks para cada ancora e de quantos domínios de referencias estão vindo esses links. Para quem trabalha com SEO sabe como são valiosas essas informações e pode fazer toda diferença na hora de fazer o projeto do seu site ou blog.

Mais uma vez existem algumas restrições aqui com relação a quantidade de informações exibidas na versão grátis da ferramenta.

Parte #6: Informações Sobre Domínios De Referencia

Para finalizar essa primeira tela do Semrush temos mais informações referentes ao Backlink do site, podemos obter a lista de domínios, quantidade de links, pais e ip que se encontra a URl do backlink para o site pesquisado. Você pode visualizar isso na imagem abaixo:

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O que podemos Concluir do Semrush

Como você notou o Semrush é uma ferramenta extremamente poderosa se usada da maneira correta. Você pode realizar pesquisas e analisar, mesmo na versão grátis da ferramenta já é possível obter muitas informações que sem duvida fazem toda diferença na hora de criamos um blog ou site.

Nesse artigo abordamos apenas uma pequena parte, do que é possível fazer com o Semrush, sem duvidas existem muito mais funcionalidades disponíveis para deixar nossas estrategias ainda mais assertivas. Então se você quer explorar mais e ver muitas outras funções do Semrush acesse agora mesmo o site da ferramente e comece a turbinar sua analise de concorrência e SEO.

>>> Acessar o Semrush

Agora que você já sabe Como Usar o SemRush Para Analisar Nichos e Concorrência, que tal compartilhar esse artigos em suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a essas informações 🙂

Se tiver alguma duvida ou sugestão não deixe de comentar abaixo desse artigo que vou responder com o maior prazer.

Dica Extra: Como se tornar um Expert em Encontrar Micro Nichos Inexplorados Altamente Lucrativos!

Com certeza você percebeu aqui a importância de escolher um bom nicho. Isso envolve um boa analise da concorrência e do potencial que o nicho tem.

Porém venho percebendo que muitos encontra nesse passo uma grande dificuldade. Muitos não conseguem encontrar bons nichos e acabam se frustando com seus blogs e projetos online.

Por isso vou te mostrar como você pode se tornar um verdadeiro Expert em encontrar nichos de baixa concorrência que são uma verdadeira maquina de dinheiro.

Por isso vou deixar link de um vídeo aqui abaixo onde o Gustavo Freitas o maior especialista do Brasil em criação de blog de micro nichos. Ele é um verdadeiro ninja em encontrar nichos sem nenhuma concorrência.

Nesse vídeo ele mostra o exato passo a passo que ele mesmo utiliza para encontrar nichos que ninguém está trabalhando e monetizar esses blogs.

>>> Quero descobrir o Método para Achar nichos Altamente Lucrativos Sem Nenhuma Concorrência.

Sobre o autor | Website

Trabalhei 8 Anos Como Técnico De Informatica, Larguei Tudo Para Me Tornar Problogger e Empreendedor Digital. Hoje Trabalho Em Casa e Ganho Dinheiro Pela Internet.

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